Espaço Aéreo Condicionado Permanente – SBR 489 AITA PARAMOTOR

AITA Escola Nacional de Paramotor  obteve recentemente autorização de uso de Espaço Aéreo Condicionado Permanente – EAC-P, para a operação de paramotores e paratrikes, conforme ementa publicada em 21 de junho de 2018 pela AIP-BRASIL, cuja designação nas cartas aeronáuticas será SBR 489 AITA PARAMOTOR.

A área fica no Litoral Paulista, nos Municípios de Itanhaém e Peruíbe – SP.


“(…) Na condição de responsável pela autorização de uso do espaço aéreo, solicita a todo aerodesportista que queira operar dentro desta área, entre em contato com a AITA a partir do dia 10 de julho de 2018, para obter orientações das regras de operação. A AITA Escola presta serviço de instrução e treinamento neste espaço, portanto é de extrema importância o cumprimento das regras de operação local, em consonância com a regulamentação, para a segurança de todos os operadores, terceiros e principalmente para os alunos em processo de instrução e formação. Por oportuno, agradeço o apoio da Confederação Brasileira de Paramotor – CBPM e ao Departamento de Paramotor da ABUL, na obtenção desta autorização.

Itanhaém, 25 de junho de 2018.

Marcio Aita Junior – sócio-administrador e diretor de instrução

AITA Escola Nacional de Paramotor Ltda.”


Orientamos que aerodesportista  consulte o site do DECEA para verificar os locais permitidos para a operação de paramotor e paratrike, orientamos ainda que procure o responsável pela área para solicitar permissão de uso e  obter maiores informações das regras operacionais dentro daquele espaço.

Alertamos que os locais de voo de paramotor e paratrike são restritos às áreas delimitadas e autorizadas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, e em obediência às regras de tráfego aéreo.

Solicitações de autorização para uso de Espaço Aéreo Condicionado Permanente EAC-P, devem ser enviados através da ANAC.